Vitor Massao e Rangel Mohedano

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Descarte do lixo eletrônico

O lixo eletrônico é um dos problemas que crescem mais rápido no mundo. Eles nada mais são do que artigos eletrônicos que não podem mais ser reaproveitados, como computadores, celulares, notebook, câmeras digitais, MP3 player, entre outros artigos elétricos de casa, como geladeiras, microondas e o que mais você usar que, descartados, podem poluir o planeta.



Altamente tóxico, a produção tende a crescer por causa da obsolescência programada, recurso que encurta a durabilidade ou funcionamento do produto. Quando o lixo eletrônico é descartado em lugares não adequados, podem causar grandes danos ao meio ambiente, pois são constituídos de materiais pesados e altamente tóxicos, como: Mercúrio, Cádmio, Berílio e Chumbo. Quando esse lixo é queimado contamina o ar, quando entra em contato com o solo polui o lençol freático, além disso pode causar graves doenças aos catadores de lixo, que sobrevivem da venda desses objetos.


ONDE RECICLAR?

Celulares: procure sempre as revendedoras de sua operadora, para que as baterias possam ser devolvidas às empresas fabricantes, sendo despejadas em locais seguros.

Pilhas: procure os locais de coleta seletiva da sua cidade e não as jogue no lixo comum.

Eletrodomésticos: podem ser doados para pessoas carentes ou locais em que as peças possam ser reutilizadas para arrumar outros aparelhos com defeito. É preciso ter em mente que muitas pessoas podem precisar daquilo que para nós é considerado obsoleto.

Computador: Uma dica para reciclar seu computador da melhor forma possível, caso não haja condições do mesmo ser reutilizado é dividir e desmontar o PC. Através disso você poderá separar os componentes de metal e plástico, fazendo com que ambos tenham um destino correto.


Saiba mais através do manual de reciclagem do lixo eletrônico:


http://www.umicore.com.br/quemSomos/manualUmicore/

Nenhum comentário:

Postar um comentário