Vitor Massao e Rangel Mohedano

quarta-feira, 25 de abril de 2012

PROJETO SALA VERDE



Execução: Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH).

Em que se baseia: Agenda 21 - fio condutor do projeto.

Ação: Realizar práticas que possibilitam todas a conhecer, debater e buscar encaminhamentos para as questões socioambientais.

Nome: Sala Verde - Espaço Interativo de Formação Socioambiental.

Salas Verdes no Brasil: 111 unidades.



O PROJETO:

Sala Verde é um espaço definido, vinculado a uma instituição pública ou privada, que poderá se dedicar a projetos, ações e programas educacionais voltados à questão ambiental. Deve cumprir um papel dinamizador, em uma perspectiva articuladora e integradora, viabilizando iniciativas que propiciem uma efetiva participação dos diversos segmentos da sociedade na gestão ambiental, seguindo uma pauta de atuação permeada por ações educacionais, que caminhem em direção à sustentabilidade.




O QUE É?

Entende-se por Sala Verde um espaço definido situado dentro de uma instituição, o qual será dedicado ao delineamento e desenvolvimento de atividades de caráter educacional voltadas à temática ambiental, tendo como uma das principais ferramentas a divulgação e a difusão de publicações sobre Meio Ambiente produzidas e/ou fornecidas pelo Ministério do Meio Ambiente. Se trata de uma iniciativa que dispõe de uma série de potencialidades, quais sejam: ambientais, culturais, sociais, informacionais, de pesquisa, articuladoras, dentre outras.

É preciso ressaltar a capacidade articuladora que a Sala Verde apresenta, e salientar que ela pode ser considerada como potencial Centro de Educação Ambiental (CEA), porque tem capacidade de fomentar e de promover processos educacionais voltados à questão ambiental, a partir da disponibilização de informações, da promoção de eventos e de outras atividades de caráter cultural e ambiental, dentre elas: exposições, mostras, seminários, teatros, etc. Nestes espaços, pretende-se que as comunidades tenham acesso a informações ambientais e a ambientes dinâmicos, onde os públicos possam participar de atividades educacionais e eventos de caráter socioambiental e cultural.

As salas verdes apresentam um potencial fabuloso de delineamento e desenvolvimento de projetos, ações e programas educacionais voltados à questão ambiental, e que, portanto, podem cumprir um papel articulador e integrador nas localidades onde se encontram, de modo a não estarem desconexas do que se pensa e se faz no município com relação a Educação Ambiental. As Salas Verdes funcionam como espaços de promoção de sinergias entre instituições, pessoas, projetos, programas e ações locais, conectadas em processos estaduais, regionais, nacionais e internacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário